Restauro de Porta

por Carpintaria Bandarra, 28 de Setembro de 2017, Olhão, Faro

Partilhe
 

Carpintaria Olhão Restauro de Portas

Olhão, também apelidada de vila cubista, tem assistido a extensas obras de restauro das suas casas mais tradicionais


Com tetos altos, em abóboda , terraços e pátios interiores, é fácil perceber porque é que as casas típicas Olhanenses são muito cobiçadas pela sua originalidade estética .


Arquitectura cubista foi o termo encontrado para definir as casas típicas de Olhão, com as suas construções de aglomerados em formas cúbicas, que podem ser encontradas mais ou menos por toda a cidade, mas principalmente nos seus bairros mais conhecidos e tradicionais, os bairro da Barreta e do Levante.


Carpintaria Olhão Restauro de Portas

As primeiras construções em alvenaria em Olhão remontam ao século XVIII.  Muitas destas casas, agora bastante antigas, necessitam várias obras de restauro antes de poderem ser habitadas.


Como exemplo de restauro de elementos de carpintaria destas casas, trazemo-vos a porta na foto acima. Esta porta tradicional chegou-nos num estado bastante avançado de degradação, onde não só as madeiras estavam apodrecidas como faltavam elementos da porta.


O restauro é um processo de marcenaria totalmente artesanal, que frequentemente fazemos aqui na Carpintaria Bandarra. É realizado em várias fases, e o seu tempo de execução é variável, dependendo de cada situação.


Carpintaria Olhão Restauro de Portas

Esta porta, em particular, sofreu um restauro bastante profundo, mas como poderão ver, o resultado final não foi comprometido pelo seu avançado estado de degradação.


Na foto final, podemos ver a porta já montada, depois de dado o acabamento primário. Gostou do resultado? Do que está à espera para restaurar as madeiras da sua casa típica?

Veja mais serviços em Carpintaria Bandarra e nas redes sociais.


Partilhe